ABI - Associação apóia grupo teatral

ABI - Associação apóia grupo teatral

Atualizado em 16/02/2006 às 09:02, por Por: Associação Brasileira de Imprensa.

ABI - Associação apóia grupo teatral

O Grupo de Teatro Literatorium ganhou apoio da ABI, que cedeu gratuitamente a sala Belisário de Souza - localizada no 7º andar do edifício-sede da instituição -, para que realize os ensaios do espetáculo "Memorial", que deverá ser lançado em breve na cidade do Rio de Janeiro.

Segundo a atriz Andréia Ribeiro, uma das líderes do grupo, a idéia do teatro literatorium nasceu do encontro dela com os atores Renato Carrera e Ronaldo Serruya e suas respectivas vontades de desenvolver uma linguagem teatral que tem sua origem, enquanto dramaturgia, direta ou indiretamente voltada para o texto literário. Investigar esse universo específico da literatura (o conto, a poesia, a crônica, a novela, o romance) e tirar deles a referência para a montagem do espetáculo.

"Memorial" é um espetáculo que fala sobre a memória, tendo como ponto de partida a literatura memorialista de autores como Lygia Fagundes Telles, Clarice Lispector, Pedro Nava, Caio Fernando Abreu, Manoel de Barros, Cecília Meireles, entre outros. Mesclando esses textos literários com depoimentos e vivências dos próprios atores, e de pacientes portadores do mal de Alzheimer, a nova pesquisa do grupo pretende construir uma dramaturgia híbrida, em que conceitos como esquecimento, invenção e memória transitem em uma linha tênue e desafiadora para o espectador.

- Fazemos esse tipo de teatro porque amamos a literatura e lendo os textos de Adélia Prado nós descobrimos que a literatura adaptada para o teatro dá um produto final muito lindo. Em primeiro lugar, porque nos permite fazer uma leitura diferenciada das obras com som e cor. Segundo, porque é um processo de fomento do autor brasileiro, que só damos conta quando vemos a peça montada no palco, disse Andréia Ribeiro.

A integrante do Grupo Literatorium disse que a peça está em fase de captação de recursos para a sua realização, e revelou que todo o grupo está muito entusiasmado com a receptividade de alguns possíveis patrocinadores. Ela afirmou também que foi fundamental o apoio da Diretoria da ABI ao projeto, permitindo que os ensaios do espetáculo fossem realizados em suas dependências:

- O apoio que a Associação Brasileira de Imprensa deu ao espetáculo é que tem nos permitido ter a tranqüilidade necessária para cuidarmos de todas as outras fases de produção de montagem da peça. Gostaria de aproveitar essa oportunidade para transmitir os nossos agradecimentos ao Presidente Maurício Azêdo, pela acolhida que nos deu atendendo a um pedido do ator e radialista Jorge Coutinho, que foi quem intercedeu pelo grupo.