7 Maravilhas: Agência responsável pela campanha "Vote Cristo" destaca atuação da mídia

7 Maravilhas: Agência responsável pela campanha "Vote Cristo" destaca atuação da mídia

Atualizado em 11/07/2007 às 12:07, por Redação Portal IMPRENSA.

7 Maravilhas: Agência responsável pela campanha "Vote Cristo" destaca atuação da mídia

A agência Aroldo Araújo Propaganda, idealizadora da campanha que elegeu, no último sábado (7/07), o Cristo Redentor como uma das sete novas maravilhas do mundo, atribuiu o sucesso alcançado ao apoio dado pela mídia. A assessoria da agência, em entrevista concedida à Associação Brasileira de Imprensa (ABI), afirmou que a participação da imprensa nacional e internacional foi estrategicamente pensada e exerceu papel fundamental na campanha.

Segundo a agência, todas as grandes emissoras de TV brasileiras e canais de notícias por assinatura apoiaram a votação no Cristo Redentor. A participação das rádios também foi destacada, como a Tupi, que criou site especial para receber os votos.

Dos impressos, a agência enfatizou a participação dos jornais O Dia, O Globo, Jornal do Brasil, Jornal do Commercio, Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Jornal da Tarde e Panrotas e Brasilturis, os dois últimos voltados para o setor turístico.

À ABI, o publicitário Aroldo Araújo evitou comentar o editorial do jornal espanhol El Mundo , que, na última segunda-feira (9/07), disse que a eleição foi uma "farsa em escala global".

Os veículos internacionais também fizeram parte da estratégia da empresa. Segundo a agência, a empresa americana de relações públicas Business Wire, contratada para a divulgação da campanha nos Estados Unidos, enviou "milhares de realeses para jornalistas americanos de todas as mídias".

Além disso foram distribuídos outros 22 milhões de e-mails, sendo dois milhões para brasileiros e dois milhões para hispânicos residentes nos EUA, e outros 18 milhões para americanos.

A divulgação da campanha também foi feita em outras mídias, como Orkut, Youtube, MySpace, FaceBook e Fotolog. No Orkut, foram criadas comunidades em português, espanhol e inglês. Para o Youtube, foram produzidos oito vídeos, que tiveram 2.333 visitas.

A campanha "Vote Cristo. Ele é uma maravilha" foi lançada em 12 outubro de 2006 e contou com patrocínio da Bradesco Seguros e Previdência e da Drufy do Brasil, além do apoio de vários órgãos e entidades. A campanha que elegeu as novas 7 maravilhas do mundo contabilizou cerca de 100 milhões de votos.