Ayres Britto rebate crítica de Lula e diz que exibir sessões do STF na TV é "viagem sem volta"

Ayres Britto rebate crítica de Lula e diz que exibir sessões do STF na TV é "viagem sem volta"

Atualizado em 08/09/2008 às 14:09, por Redação Portal IMPRENSA.

Carlos Ayres Britto, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), rebateu nesta segunda-feira (08) as reclamações do presidente Luís Inácio Lula da Silva, que declarou estar incomodado com a transmissão ao vivo das sessões de julgamento do STF pela TV Justiça.

De acordo com uma reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo , Lula pediu ao presidente do STF, Gilmar Mendes, que os julgamentos sejam editados para que sejam veiculados apenas os trechos mais importantes, já que os ministros estariam usando a TV para proferir "discursos inflamados".

Lula disse a interlocutores do Planalto que a veiculação dos julgamentos estimula os ministros do Supremo a falarem mais sobre os processos e a fazerem mais críticas ao governo. Entretanto, Ayres Britto afirmou que a exibição ao vivo das sessões de julgamento na Corte são uma "viagem sem volta".

Segundo a Agência Brasil, o ministro disse que "a democracia tem na visibilidade, na transparência e na plenitude da informação um dos seus pilares mais sólidos e vistosos. Para mim, transmitir ao vivo as sessões do Supremo é um avanço democrático e corresponde a uma viagem sem volta".

Leia mais