Autoridades nacionais comentam sobre liberdade de imprensa no aniversário de 90 anos da Folha
Autoridades nacionais comentam sobre liberdade de imprensa no aniversário de 90 anos da Folha
Atualizado em 22/02/2011 às 10:02, por
Redação Portal IMPRENSA.
Autoridades nacionais comentam sobre liberdade de imprensa no aniversário de 90 anos da Folha
Na noite de segunda-feira (21), autoridades nacionais comentaram sobre liberdade de imprensa e jornalismo durante a comemoração dos 90 anos do jornal Folha de S.Paulo.Estavam presentes a presidente Dilma Roussef, o governador de São Paulo Geraldo Alckmin, o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab e outros representantes da Câmara, Senado e Supremo Tribunal Federal.
Os presentes ressaltaram a importância de uma imprensa livre e pluralista. O editor chefe do jornal, Otávio Frias Filho, afirmou que os maiores fiscais das atividades da Folha são os leitores. Para Alckmin, imprensa livre "é pleonasmo", pois a "imprensa só é imprensa se for livre".
O ex-ministro José Dirceu (PT) afirmou não acreditar em risco à liberdade de imprensa, que considera essencial à democracia. "O risco é zero. Pelo contrário, está mais do que consolidada". Falou sobre a importância de se ter uma regulação a imprensa, que não se configura como censura. "Há um grande preconceito e resistência em aceitar a regulação. Aqui no Brasil se confunde regulação com censura. Acredito que há um medo da concorrência [com a regulação]. Porque ter o poder de informar é ter o poder político.", disse à Folha de São Paulo.
A presidente Dilma Roussef também se pronunciou para os convidados da festa, na Sala São Paulo, reiterando seu compromisso em manter a imprensa livre e critica, pois "é sempre preferível o som das vozes críticas de uma imprensa livre do que o silêncio da ditadura".
Apesar da celebração à imprensa livre, recentemente foi divulgado um relatório de Ataques à Imprensa em 2010, em evento do Comitê de Proteção aos Jornalistas, no qual consta que o Brasil, apesar da imprensa consolidada, ainda enfrenta problemas com a autocensura e pedidos oficiais de retirada de conteúdo da internet.
Leia Mais






