Autoridades iranianas reenviam à prisão jornalista em liberdade provisória

Autoridades iranianas reenviam à prisão jornalista em liberdade provisória

Atualizado em 16/04/2008 às 18:04, por Redação Portal IMPRENSA*.

A justiça do Irã reenviou à prisão, na última terça-feira (15) o jornalista e militante de direitos humanos Emadoldin Baghi. Desde o dia 18 de janeiro, ele estava em liberdade provisória por razões médicas.

Baghi regressou a sua cela na prisão de Evin (Teerã), após permanecer livre por 88 dias. As autoridades judiciais haviam concedido a ele, em aplicação do código penal iraniano, uma permissão de saída por causa de seus problemas cardíacos.

O jornalista já esteve hospitalizado em dezembro de 2007. Segundo seu advogado, Saleh Nikbakht, o estado de saúde de Baghi é preocupante.

No dia 10 de abril, na cerimônia de entrega do British Press Awards, foi concedido ao jornalista o prêmio de Jornalista Estrangeiro do Ano. Em 2005, ele foi agraciado com o Prêmio de Direitos Humanos da república Francesa, por sua atuação em favor da abolição da pena de morte.

Baghi foi preso no dia 14 de outubro de 2007, para cumprir condenação de um ano, após publicar um livro em que acusava autoridades iranianas pelo assassinato de intelectuais e jornalistas em 1998.

Com informações da organização Repórteres Sem Fronteiras

*No próximo dia 6 de maio, a Revista IMPRENSA realiza o "Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia", com o apoio da UNESCO, ABI, Fenaj, Avina e da Faculdade Cásper Líbero. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas . As vagas são limitadas. Leia mais