Autoridades internacionais lamentam caso do jornal O Dia

Autoridades internacionais lamentam caso do jornal O Dia

Atualizado em 02/06/2008 às 14:06, por Redação Portal IMPRENSA.

Autoridades internacionais lamentam caso do jornal O Dia

A Associação Mundial de Jornais (WAN) divulgou um relatório que aponta 28 jornalistas assassinados no mundo todo desde novembro do ano passado, além de destacar a América Latina "por total falta de respeito aos jornalistas, que foram ameaçados e atacados".

Assim, a violência policial especificamente no Brasil será o tema de discussão da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta segunda-feira (2), na Suíça.

Além de debater a questão com especialistas, embaixadores e ativistas, representantes da entidade também vão cobrar do governo brasileiro medidas urgentes para combater o que chamam de "crise de segurança pública".

O relator da ONU para assassinatos sumários, Phillip Alston, citará o envolvimento de policiais com grupos criminosos e formações de esquadrões de morte. "É desconcertante ver que poucos homicídios são condenados", disse Alston. Segundo a ONU, o Brasil tem quase 50 mil homicídios por ano.

O site do jornal espanhol El País destacou também o seqüestro e a tortura aos jornalistas, como aconteceu com a equipe do jornal carioca O Dia , alertando para o risco à liberdade de imprensa no Brasil.

Representantes de movimentos contra a violência repudiaram a barbárie contra a equipe. "É um quadro lamentável e a tendência é piorar. Quando o governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) pediu apoio à Força Nacional de Segurança para combater a criminalidade, falei que o primeiro combate teria que ser aos grupos paramilitares, mas isso não foi feito", criticou Wálter Maierovitch, presidente do Instituto Giovanni Falconi de Ciências Criminais.

"É um caso de tortura por período longo sem precedentes e ausência absoluta do Estado, que possibilita essa situação absurda, contando com policiais pagos pelos contribuintes", lamentou Jair Krischke, secretário do Movimento Nacional dos Direitos Humanos.

As informações são do site do Dia Online.

Leia mais: