Autoridades de Israel ameaçam expulsar jornalista contrário ao governo

Autoridades de Israel ameaçam expulsar jornalista contrário ao governo

Atualizado em 14/01/2010 às 18:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Autoridades israelenses ameaçam expulsar o jornalista Jared Malsin, editor norte-americano da seção de língua inglesa da Ma'an News Agency, situada na cidade de Belém.

O jornalista foi preso na última terça-feira (12) no aeroporto de Tel Aviv quando ele e sua namorada retornavam de um feriado na República Tcheca. Eles foram interrogados por oito horas. Sua companheira foi expulsa do país na manhã desta quinta-feira (15).

A expulsão do jornalista foi adiada na noite da última quarta por uma liminar entregue pelos advogados da Ma'an News Agency. Malsin será julgado ainda nesta quinta.

De acordo com uma reportagem postada no site da agência em que Malsin atua, ele foi acusado de entrar em Israel ilegalmente; ter ser recusado a cooperar com as autoridades, além de supostamente ter mentido aos oficiais de fronteira fazendo uso do fato de ser judeu para entrar em Israel, segundo informações do jornal britânico The Guardian .

O diretor do International Press Institute(IPI), David Dadge, declarou que a organização está preocupada com a possibilidade de Mailson ser deportado em razão de suas posições políticas explícitas em se trabalho na Ma'an News Agency.

"As autoridades deveriam reconhecer que o direito de liberdade de imprensa se aplica a todos os jornalistas, não apenas aos repórteres que escrevem favoravelmente sobre a política governamental de Israel", disse.

A agência Ma´an foi fundada em 2005 com dinheiro de um fundo formado por ministérios da Dinamarca e da Holanda e agora recebe investimentos por meio de agências norte-americans.

Leia mais