Autoridades da NSA avaliam conceder anistia a Edward Snowden

Autoridades da Agência Nacional de segurança dos EUA (NSA) estão avaliando conceder anistia ao ex-técnico Edward Snowden, em troca da devolução dos milhares de documentos que o ex-agente obteve.

Atualizado em 16/12/2013 às 09:12, por Redação Portal IMPRENSA.



Crédito:Divulgação Snowden pode ser anistiado se devolver restante dos documentos da NSA
De acordo com a Folha de S.Paulo , o funcionário da agência responsável por avaliar os danos causados pelo vazamento, Richard Ledgett, disse à rede de TV americana CBS News que a ideia continua incerta na NSA, que vem tentando defender seus poderes de vigilância após as críticas do Congresso dos EUA e líderes de outros países.

"Minha opinião pessoal é que, sim, vale a pena conversarmos a respeito de uma anistia", afirmou Ledgett, que poderá ser o novo chefe civil da NSA. "Eu precisaria de garantias de que o restante do material estaria seguro, e meu nível de exigência para essas garantias é muito alto. Teria de ser mais do que uma promessa dele”, acrescentou.

Snowden está na Rússia, onde recebeu asilo de um ano. Em junho, o Departamento de Justiça dos EUA abriu uma queixa crime acusando-o de roubo de propriedade do governo, comunicação não autorizada de informação sobre a defesa nacional e "comunicação deliberada de informações sigilosas a uma pessoa não autorizada".

O diretor da NSA, general Keith Alexander, afirmou à CBS que conceder anistia a Snowden seria reparar vazamentos e estimular outras revelações de informação. A medida é considerada inesperada para uma agência que passou meses alertando que os documentos de Snowden ameaçavam a segurança nacional.