Autoridades chinesas investigam morte em retiro para viciados em Internet

Autoridades chinesas investigam morte em retiro para viciados em Internet

Atualizado em 06/08/2009 às 18:08, por Redação Portal IMPRENSA.

Autoridades da China investigam a morte de um jovem que teria sido espancado em um acampamento para o tratamento de viciados em Internet.

Deng Senshan, de 15 anos, faleceu no último domingo (2), um dia depois de ter sido internado por seus pais no acampamento, segundo informações da agência estatal de notícias, a Xinhua. O adolescente foi encontrado vomitando e então encaminhado para uma clínica em que acabou morrendo.

Ainda segundo a agência, os colegas de Deng disseram que um professor o espancou. Quatro treinadores do Qihang Salvation Training Camp, localizado na cidade de Nanning, foram detidos.

A morte do adolescente suscitou debate sobre os métodos usados nesses acampamentos. Recentemente, a polêmica envolvendo os retiros para viciados em Internet levou o Ministério da Saúde do país a fazer um alerta e impedir o uso de terapia de eletrochoque no tratamento dos internados.

O diretor da primeira clínica de tratamento para viciados em internet em um hospital militar em Pequim, Tao Ran, declarou que o vício em Internet é um grande problema no país, uma vez que duzentos milhões de usuários têm entre 15 e35 anos e muitos deles não possuem autocontrole. Ele afirmou, ainda, que as mortes em acampamentos ocorrem porque poucos locais usam métodos baseados em comprovações científicas.

De acordo com estimativas do Congresso Nacional do Povo da China, cerca de 10% dos usuários de Internet com menos de18 anos são viciados. Psicólogos chineses dizem que o sintoma mais recorrente do vício é a permanência por mais de seis horas diárias conectado á rede mundial.

Leia mais