Autores de livros sobre meio ambiente, jornalistas debatem na Flip mudanças climáticas e impactos da mineração

David Wallace Wells , da New York Magazine, falou sobre mudanças climáticas, e Cristina Serra, comentarista do canal MyNews e autora de livr

Atualizado em 16/07/2019 às 13:07, por Redação Portal IMPRENSA.

Os jornalistas David Wallace Wells, editor da New York Magazine, e Cristina Serra, comentarista do canal MyNews e autora de "Mariana: a história do maior desastre ambiental do Brasil", debateram durante a última Flip (Festa Literária de Paraty) a questão ambiental no Brasil e no mundo. Crédito:Reprodução

Funcionária da Globo por 26 anos, Cristina Serra focou nos impactos da mineração no país, lembrando que a fiscalização das barragens é feita de forma autoregulatória, isto é, as próprias mineradoras contratam consultorias para fiscalizar suas operações.
"Enquanto não mudarmos a forma de legislação e fiscalização, corremos o risco de ter outro grande desastre em nosso país", alertou a jornalista, em referência ao rompimento das barragens de Mariana, que deixou 19 vítimas fatais, e Brumadinho com 270 mortos.
Serra também analisou a política ambiental do governo Bolsonaro e comentou a fala do ministro Ricardo Salles no programa da TV Cultura "Roda Viva", quando questionou a importância do ambientalista Chico Mendes.
"O que eu vejo de grave desse governo é a tentativa de desqualificação de interlocutores legítimos. Esse governo tem um posicionamento que se assemelha ao correntão na Amazônia. Ele sai devastando tudo o que vê pela frente", criticou.
Por sua vez, o editor da New York Magazine focou nas consequências do aquecimento global no cotidiano das pessoas. "Nós tendemos a pensar que o maior impacto foi durante a Revolução Industrial. Mas nos últimos trinta anos emitimos mais gases de efeito estufa do que em toda a história da humanidade", comparou Wells, que está prestes a lançar no Brasil o livro "A terra inabitável", sobre as mudanças climáticas.