Autor italiano desiste da Flip e critica Brasil em artigo

O escritor italiano, Antonio Tabucchi, publicou um artigo no jornal italiano La Reppublica, intitulado "O meu não ao Brasil de Battisti", criticando a decisão do Supremo Tribunal Federal de não extraditar Cesare Battisti, responsável por quatro mortes na Itália, informa a Folha de S.

Atualizado em 06/07/2011 às 10:07, por Redação Portal IMPRENSA.

publicou um artigo no jornal italiano La Reppublica, intitulado "O meu não ao Brasil de Battisti", criticando a decisão do Supremo Tribunal Federal de não extraditar Cesare Battisti, responsável por quatro mortes na Itália, informa a Folha de S.Paulo. Tabucchi era um dos convidados de honra da Festa Literária de Paraty, mas após a decisão do STF, cancelou sua participação nas mesas de sexta-feira (8).
No artigo, o romancista italiano detalha as razões pelas quais desistiu de vir ao evento. Ele argumenta que a decisão do STF, baseada na proposição do ex-presidente Lula, evidencia que "o Poder Judiciário é submisso ao poder político". Ele lamenta a posição do Executivo brasileiro ao afirmar que isto inflige "uma ferida ao direito internacional". Ele ainda ironiza a justificativa dada pelo governo brasileiro, de que Battisti seria torturado nas prisões italianas. Sobre isso, escreveu, "Como não precisamos das observações de Lula para melhorar o sistema carcerário italiano, Lula deveria pensar em melhorar o seu: na revolta nas prisões de São Paulo, em 2006, (ataques do PCC)".
A respeito da Flip, ele nega que sua desistência em participar seria uma forma de protesto. "Não cabe a mim "protestar". É que não tenho vontade alguma de ver chegarem Battisti e Enciso (...), que, transformando um festival literário numa aula de justiça, venham discutir seus casos com um escritor italiano". Tabucchi diz que polêmicas jurídicas podem virar "fofoca de evento literário".
Leia Mais