Autor de "Pantanal" tenta impedir novamente a transmissão da trama pelo SBT
Autor de "Pantanal" tenta impedir novamente a transmissão da trama pelo SBT
A novela "Pantanal", exibida pelo SBT, vem dando boa audiência para a emissora de Sílvio Santos além de causar polêmica com o teledramaturgo Benedito Ruy Barbosa, considerado o principal autor da trama.
Isso porque Ruy Barbosa vai tentar, novamente, barrar a exibição da novela pelo SBT. Os advogados do autor prometem entrar na tarde desta terça-feira (24) com um pedido de medida cautelar no Fórum de Osasco (SP), com a exigência é de que o SBT apresente os documentos sobre o direito de exibição da trama produzida pela Rede Manchete e exibida na extinta emissora em 1990.
Não será a primeira tentativa de tirar a novela do ar. No último dia 9, a Justiça de Osasco negou um pedido de liminar que tentava impedir a estréia de "Pantanal" pela emissora de Silvio Santos.
Para justificar o pedido, os advogados José Carlos Costa Netto e Maria Luiza de Freitas Valle Egea citam uma decisão do Supremo Tribunal Federal, de 1971, que diz que "Obra cinematográfica. Cópia adquirida em leilão da alfândega. Direito à projeção no âmbito privado não se confunde com o direito de exibição pública".
Dessa forma, os representantes de Ruy Barbosa vão tentar provar que o SBT pode estocar o material para fins de arquivo, exibição interna, venda, ou outros fins, mas não a de exibição.
No entanto, eles não contestam os direitos de propriedade do SBT em relação às fitas da novela, que foram vendidas em um leilão organizado pela Justiça da massa falida da Manchete.
O SBT começou a exibir a novela no dia 9 de junho, praticamente sem aviso prévio, após uma enquete que perguntava qual trama o público gostaria de ver outra vez, e por "coincidência", "Pantanal" liderava a lista.
A medida prejudicou Benedito Ruy Barbosa, que vendeu o texto para um possível remake para a TV Globo, que agora parece não mais se interessar no projeto.
Mesmo assim, o SBT diz que não tem conhecimento do recurso, mas que estaria disposto a pagar aos atores que representam na novela, caso fosse necessário.
As informações são da Folha Online.
Crédito da foto: Divulgação
Leia mais:






