Autor de "O apanhador no campo de centeio" processa escritor que fez sequência do livro

Autor de "O apanhador no campo de centeio" processa escritor que fez sequência do livro

Atualizado em 02/06/2009 às 17:06, por Redação Portal IMPRENSA.

Nesta terça-feira (02), o escritor norte-americano J. D. Salinger, autor do livro "O apanhador no campo de centeio", clássico da literatura dos EUA, informou que vai entrar com um processo no Tribunal Federal de Manhattan para impedir a publicação da obra "60 Years Later: Coming Through the Rye", sequência de seu romance.

A ação foi aberta contra o escritor, que assina sob o pseudônimo de "J.D. California", e a editora sueca Nicotext. Segundo o jornal Daily News , Salinger, de 90 anos, afirmou que "trata-se simples e puramente de um plágio". Ele acredita que o livro infringe seus direitos autorais de propriedade intelectual.

Na sequência, o protagonista de "O apanhador no campo de centeio", Holden Caufield, aparece andando pelas ruas de Nova York após fugir de um asilo, 60 anos após a época em que se passava o livro original.

O escritor alega que a único que tem direito de escrever uma continuação do clássico é ele mesmo. Segundo a agência de notícias Efe, Salinger pede, ainda, a destruição de todas as cópias existentes e reparação pelos danos causados pelo plágio.

Leia mais