Autor de livro sobre escutas do "News of The World" celebra adaptação para o cinema

De 200De 2000 a 2006, o tabloide britânico News of the World utilizou escutas ilegais para obter informações privadas de

Atualizado em 05/09/2014 às 16:09, por Jéssica Oliveira.

De 2000 a 2006, o tabloide britânico News of the World utilizou escutas ilegais para obter informações privadas de celebridades, membros da família real e vítimas de crimes. O escândalo veio à tona em 2011 e iniciou um efeito dominó. Do dono do jornal, o empresário Rupert Murdoch, que teve prejuízos e fechou a publicação de quase 170 anos, passando por jornalistas e detetives que se explicaram perante a justiça e foram presos, ao primeiro-ministro britânico David Cameron, que se desculpou publicamente por contratar um dos envolvidos para ser assessor de comunicação. Crédito:Reprodução/Twitter Davies espera que filme gere "impacto"
Nos últimos três anos, o caso foi noticiado quase diariamente dentro e fora do Reino Unido, alguns livros foram lançados e na última quarta-feira (03/09) a história ganhou um novo capítulo.

O estúdio Sony Pictures anunciou um filme sobre o caso. O longa será baseado no livro “Hack Attack: How the truth caught up with Rupert Murdoch”, de Nick Davies, jornalista freelancer e que colabora regularmente com o The Guardian. A película terá direção do ator George Clooney, filho do jornalista Nick Clooney.

“Um filme como este pode espalhar a informação do livro: a forma como o poder funciona, a maneira que uma corporação poderosa pode fazer um disparate. É importante que vejamos a verdade sobre uma coisa tão importante”, afirmou Davies à IMPRENSA.

O autor conta que foram seis anos de pesquisa e investigação para concluir o livro. Entre as principais fontes estão jornalistas e investigadores particulares que sabiam sobre os crimes cometidos pelas publicações de Murdoch, e policiais e políticos que sabiam do medo que o empresário despertava e como isso lhe deu poder sobre as autoridades e o governo.
Crédito:Reprodução Livro foi lançado em julho de 2014
Direção aprovada A Sony não informou se o fato de Clooney ser filho de um jornalista influenciou no convite para assumir a direção de “Hack Attack”. Mas, para Davies, que ficou contente com a escolha, o detalhe deve ser positivo na adaptação.
“Ele é um cara sério que quer fazer um filme que diz algo sobre a maneira como o mundo realmente funciona. O fato de seu pai ser jornalista significa que ele sempre teve um interesse na notícia e que aprendeu muito sobre o que pode dar errado em organizações de notícias e o impacto destrutivo que pode ter”, disse.
Feliz por saber que seu livro adaptado ao cinema, o autor explica que seu envolvimento no filme deve ser pequeno e voltado para verificação de fatos, por exemplo. “Eles vão baseá-lo em meu livro, mas eles vão tomar as decisões criativas”.

Além de dirigir, Clooney produzirá o longa com Grant Heslov, repetindo a parceria que tiveram em “Caçadores de Obras-Primas”. As filmagens devem acontecer em 2015. Ainda não há previsão de estreia. Lançado em 2014, o livro de Davies não tem tradução no Brasil.