Autor de biografia proibida sobre Paulo Leminski disponibilizará obra na internet
O escritor Domingos Pellegrini enviará, até o final desta semana, para 1.800 endereços de e-mail o livro "Passeando por Paulo Leminski&
O escritor Domingos Pellegrini enviará, até o final desta semana, para 1.800 endereços de e-mail o livro "Passeando por Paulo Leminski". A disponibilização eletrônica foi a maneira encontrada para publicar a obra que escreveu nos últimos três meses, sem fazer as alterações solicitadas pela família do poeta paranaense.
Crédito:Divulgação Obra sobre o poeta não foi publicado porque a família não autorizou
"Fui convidado pela editora Nossa Cultura para escrever uma biografia de Leminski, que foi meu amigo, autorizada pela família", relatou o escritor. "Já no segundo capítulo percebi que, ao invés de autorizada, na verdade, seria monitorada. Isso me tiraria a paixão. Recusei e não assinei o contrato”, acrescentou.
Segundo a Folha de S.Paulo , decidido a transformar as memórias em livro, Pellegrini escreveu o que chama de uma mistura de lembranças vividas com o poeta. Antes de finalizar a obra, o autor enviou o livro para outra editora, que manifestou interesse em publicar apenas com a autorização da família.
"As editoras já não aceitam biografias não autorizadas. A Alice Ruiz [viúva de Leminski] pediu alterações, inclusive na parte que fala sobre o problema dele com o alcoolismo. Isso transformaria o livro em chapa-branca. Decidi disponibilizar na internet como contribuição civilizatória”, explica.
O escritor informou que utilizará somente o e-mail para divulgar a publicação e que autoriza ainda a reprodução total da obra.
Leia também:
- -
-





