Autor da PEC do Jornalista afirma faltar mobilização da categoria pela causa
O senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE), autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Jornalista, que tem como objetivo devolver à categoria a obrigatoriedade do diploma para exercer a profissão, acredita faltar mobilizações por parte da classe e diz haver pressão por parte da 'grande' imprensa nacional.
Valadares disse, na manhã da última segunda-feira (5), acreditar que a PEC do Jornalista é a devolução do direito de garantir a habilitação na universidade e exercer a profissão legalmente. Segundo ele, o Supremo Tribunal Federal (STF) teve um entendimento "equivocado" ao achar que o jornalista não precisaria de capacitação específica para o exercício jornalístico.
De acordo com o senador, uma PEC semelhante corre paralelamente na Câmara Federal, mas a proposta do senado deve ser votada primeiro. "No Senado está muito mais próximo porque ela já está na pauta das votações plenárias, então é só o presidente chegar e colocar para votar; não tem fator impeditivo nenhum", declarou.
Para o parlamentar, o que impede que a votação seja realizada são as "pressões" feitas pela grande imprensa nacional. Valadares completa dizendo que apenas uma ampla mobilização da categoria fará com que a PEC seja votada rapidamente.
Leia mais






