Autor aborda telenovelas com o olhar do cinema

Autor aborda telenovelas com o olhar do cinema

Atualizado em 27/03/2008 às 18:03, por Redação Portal IMPRENSA.

José Roberto Sadek parte de estudos consagrados das estratégias narrativas do cinema clássico e os aplica às telenovelas, mostrando ângulos inovadores. Analisa as organizações dramáticas que compõem um filme e uma telenovela, fala dos personagens principais e secundários e comenta os problemas do tempo na narração e do espaço em que as cenas se desenvolvem.

Na obra "Telenovela - Um olhar do cinema", publicação da Summus Editorial, Sadek mostra que as telenovelas são uma maneira moderna de contar histórias, baseando-se em estudos consagrados sobre as narrativas do cinema clássico e os aplicando às telenovelas, por meio de ângulos pouco conhecidos.

Nas comparações que faz entre filme e telenovela, Sadek revela os segredos dessas duas modalidades, com exemplos de histórias consagradas, como as telenovelas "O bem-amado", "América", "Belíssima" e "Paraíso tropical" e os filmes "O cangaceiro", "Grande momento", "Carandiru" e "Cidade de Deus".

Para Carolina Kotscho, roteirista de cinema e TV, responsável pelo roteiro de "Dois filhos de Francisco", entre outros filmes, o livro de Sadek é um presente para contadores ou espectadores que gostam de uma boa história. "A obra nos faz entender que o tempo e a tecnologia podem mudar os processos e a linguagem, mas não o hábito de transformar a vida em ficção. Muito mais do que um manual para profissionais ou estreantes, o olhar cinematográfico de Sadek nos ajuda a compreender a lógica da telenovela como maior expressão de massa da nossa cultura", afirma.

O livro será lançada no dia 7 de maio, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo.