Aumentam reclamações sobre telefonia fixa

O número de críticas aos serviços de telefonia fixa no Brasil aumentou 10% nos primeiros quatro meses do ano, segundo dados de pesquisa divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), informa o , nesta quinta-feira (30).

Atualizado em 30/06/2011 às 11:06, por Redação Portal IMPRENSA.


Apesar de ainda ser o serviço que possibilita maior acesso devido aos menores preços, os consumidores registraram 192.638 reclamações contra as empresas do setor. No mesmo período no ano passado, foram registradas 174.671 ocorrências, o que demonstra um crescimento de 10%.
As informações da Anatel são confirmadas pelo levantamento realizado pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) especialmente para o Correio, que aponta o setor de telefonia fixa em segundo lugar no ranking de reclamações, com 25,11% do total de queixas. Para a diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), Juliana Pereira, as empresas de telefonia fica deviam se focar em melhorar a qualidade dos serviços. "A telefonia fixa tem uma responsabilidade social muito grande, porque é a mais acessível em termos de preço. As empresas precisam prestar um serviço de qualidade, mas com cobranças justas e adequadas", disse Juliana.
As reclamações mais recorrentes dos consumidores são a falta de competitividade no mercado, a cobrança de preços abusivos e a precariedade no atendimento ao cliente. O Correio Braziliense aponta deficiências no órgão regulador, que deveria aumentar fiscalização do setor.
Leia Mais