Audiência na Câmara discute prevenção de panes em telefones de emergência
Audiência na Câmara discute prevenção de panes em telefones de emergência
Na próxima quarta-feira (28), a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática promove audiência pública com objetivo de discutir medidas de prevenção a panes nos serviços telefônicos essenciais, como os telefones de emergência ou de utilidade públicas em casos de enchentes e de outras catástrofes.
Recentemente, segundo o deputado José Anibal (PSDB-SP), que solicitou o debate, ocorreram panes nos serviços de telefone fixo da Telefônica na Grande São Paulo e casos semelhantes em outras localidades neste ano, como Santa Catarina, Minas Gerais, no Maranhão e no Amazonas.
No caso específico de São Paulo, no último dia 8 de setembro, os serviços de utilidade pública de telefonia - os números 190 (polícia militar) e 193 (corpo de bombeiros) - foram interrompidos por cerca de 1 hora. A razão da pane, segundo informação divulgada pela imprensa e reproduzida pela Agência Câmara, teria sido em decorrência de falhas nos equipamentos por conta de fortes chuvas à época.
A pane prejudicou o atendimento de 3 mil ocorrências, segundo ressaltou o deputado Aníbal, citando dados da polícia. Deixaram de ser atendidos chamados para socorro em desabamentos, soterramentos e pessoas isoladas em razão das inundações.
Ainda de acordo com a Agência Câmara, após a falha nos serviços, o Governo do Estado de São Paulo anunciou que analisa alternativas para que a responsabilidade dos telefones de emergência não seja mais da Telefônica.
Leia mais






