Audiência de clipe de banda brasileira é investigada por técnicos do YouTube

Audiência de clipe de banda brasileira é investigada por técnicos do YouTube

Atualizado em 12/03/2008 às 16:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Após o videoclipe do grupo paulistano "Cansei de Ser Sexy" ter alcançado o topo da lista dos mais vistos do YouTube em todos os tempos - e, sob suspeita, ser retirado do ranking pelo próprio Google - especialistas e aficionados em internet tentam desvendar o que teria causado a superaudiência do vídeo.

O Google declarou, por meio de sua assessoria de imprensa, que está investigando a legitimidade da audiência do ranking, tão questioanada inclusive pelos usuários do site de compartilhamento, que desejam saber como um clipe não-oficial da faixa "Music is My Hot Hot Sex", feito por um fã italiano, conseguiu 103 milhões de visualizações.

Alguns sites especializados, como o Cybernet News, sugerem que a audiência do vídeo tenha sido manipulada.

Segundo o Cybernet, o truque pode ser semelhante ao utilizado para modificar a cotação dos vídeos no Digg - mistura de blog, rede social e site de notícias em que tudo é submetido e votado pelos internautas.

Embora afirme não ser possível confirmar se o "ibope" foi realmente alterado, o site compara algumas estatísticas do clipe da banda paulistana com o outro campeão de visualizações no site, o "The Evolution of Dance", em que um norte-americano dança por seis minutos diversos ritmos musicais.

A diferença dos comentários postados nos vídeos também levantou suspeitas. O clipe do CSS tem cerca de 5 mil comentários, enquanto o concorrente já ultrapassa os 124 mil.

"O vídeo é tosco, quase trash . Mas falta o ingrediente bombástico que o faria virar 'corrente' na internet ao ser repassado espontaneamente pelos internautas. Analise os outros vídeos mais vistos do YouTube. Todos chegaram à casa das dezenas de milhões de 'views' com uma dose enorme de criatividade, humor, crítica ou surpresa. Nem a música mais famosa do mais famoso astro pop/rock não atingiu essa quantidade de 'views'", afirma o programador de web conhecido como Vinicius K-Max.

O Google afirma que tem acompanhado diariamente a evolução do vídeo e tenta descobrir a origem dos cliques. Porém, segundo a assessoria, ainda não há uma conclusão definitiva.

Entre as explicações mais freqüêntes da empresa para a audiência do vídeo está o fato da música ter sido utilizada em uma propaganda conjunta da Nike e da Apple nos EUA. O apelo das palavras "hot" e "sex", que aparecem no título do link, também é citado pelos internautas como uma possível explicação para o número de acessos.

Entretanto, quando digitadas na busca do YouTube, as palavras não levam diretamente ao clipe, que só aparece na terceira página da busca.

As informações são da Folha Online.

Leia mais: