Ator George Clooney ganha viagem à Grécia depois de responder pergunta de jornalista
O ator e diretor norte-americano George Clooney foi capa dos principais jornais europeus nesta semana após ganhar uma viagem à Grécia. O motivo?
Atualizado em 11/02/2014 às 19:02, por
Redação Portal IMPRENSA.
De acordo com o Diário de Pernambuco , Clooney estava no festival para apresentar o filme "Caçadores de Obras de Arte". O longa é baseado no trabalho dos aliados para recuperar obras roubadas por nazistas. Aproveitando a deixa, uma jornalista questionou Clooney sobre o repatriamento de mármores do Parthenon, símbolo grego.
Crédito:Divulgação Clooney foi convidado a viajar para a Grécia Após uma jornalista perguntar ao ator se ele achava que as peças deveriam ser devolvidas à Atenas, Clooney respondeu que "sim, seria uma boa ideia, vocês têm o direito a isso". Com o apoio da estrela de Hollywood a um tema de tamanha relevância para os gregos, o Ministério da Cultura, em divulgação para a imprensa, fez um convite para que o ator visitasse o país. "Em nome de todos os gregos, um grande obrigado por sua declaração (...)".
Em seguida, o então ministro Panos Panagiotopoulos ressaltou as riquezas culturais do local. "Eu espero que você aceite o convite para passar alguns dias na Grécia. Para ver uma infinidade de antiguidades gregas preservadas sob o sol do Mediterrâneo. E, claro, visitar o novo Museu da Acrópole, em frente à rocha sagrada, onde há um lugar esperando o retorno das esculturas do Parthenon, no exílio involuntário".
A Grécia luta há décadas para conseguir o retorno do longo friso de 75 m, levado em 1803 por um diplomata britânico próximo do Império Otomano, Lord Elgin.





