Ator diz que mídia força astros gays a permanecerem "no armário"

Ator diz que mídia força astros gays a permanecerem "no armário"

Atualizado em 05/05/2008 às 16:05, por Redação Portal IMPRENSA.

O ator escocês Alan Cumming, destaque do filme "X-Men 2", afirmou que a atitude da mídia em relação à homossexualidade desestimula atores gays a declararem livremente sua opção sexual.

Cumming, de 43 anos, disse que os atores têm medo, porque a imprensa mostra a homossexualidade como algo polêmico: "Eu não acho que as pessoas que assistem aos filmes se importam muito. A mídia dá mais atenção (ao assunto) e transforma isso em polêmica. Existe muita homofobia no mundo", acrescentou o ator escocês.

Recentemente, atores como Stephen Fry e Rupert Everett disseram que sentem-se rotulados desde que assumiram sua sexualidade. Mas Cumming, que se casou com o parceiro Grant Shaffer em uma cerimônia civil no ano passado, não sente que isso acontece com ele.

O escocês afirma que alguns atores gays são rotulados, mas acrescentou que colegas heterossexuais também são e acabam sempre recebendo ofertas para o mesmo tipo de papel. "Sou muito franco na mídia a respeito do que eu entendo ser uma luta por direitos civis que os gays ainda hoje têm de travar na América", declarou o ator.

Para Derek Munn, diretor da organização Stonewall, que promove igualdade e justiça para a população gay, o número pequeno de atores que são declaradamente gays indica que há um problema. "A indústria do cinema precisa refletir sobre por que atores gays preferem não declarar sua sexualidade", afirmou.

As informações são da BBC

Leia mais