Ato de funcionários da EBC "lava" entrada do prédio da empresa no RJ

Nesta terça-feira (19/11), os empregados da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), há mais de 11 dias em greve, marcaram um ato público para omeio-dia, em frente à TV Brasil.

Atualizado em 19/11/2013 às 12:11, por Redação Portal IMPRENSA.


O objetivo é lavar a entrada do prédio no Rio de Janeiro, “simbolizando a limpeza de práticas que mancham a história da comunicação pública no país e desrespeitam os direitos dos trabalhadores”, segundo o Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro.
A entidade explicou, em comunicado, que a iniciativa quer defender a comunicação publica, “cuja responsabilidade é garantir alternativa de informação, cultura e entretenimento voltados ao interesse público e à comunicação como direito humano”. De acordo com o sindicato, no entanto, a falta de investimento da empresa em infraestrutura, produção de conteúdo e pessoal põe em risco a missão legal da empresa.
Os trabalhadores querem incentivar a empresa a responder às reivindicações por reajuste salarial de 2,7% de ganho real em um ano e meio e manutenção de direitos no acordo coletivo de trabalho. Entre eles, a ocupação de cargos por funcionários do quadro e investimento em formação.
Nesta terça-feira (19/11), uma audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília (DF), reunirá representantes da empresa e de entidades sindicais em busca de uma proposta comum. O encontro acontecerá às 13h.