Ativistas organizam atos para que o ex-técnico da CIA receba asilo no Brasil
Um grupo de ativistas continua a lutar para que o ex-técnico da CIA, Edward Snowden, responsável pelo vazamento dos programas de espionagem dos EUA venha para o Brasil.
Crédito:Divulgação Manifestantes organizam atos para que Brasil dê asilo a Snowden
De acordo com O Globo , eles se reunirão em Brasília, às 17h, em frente ao Palácio do Itamaraty e serão atendidos por um diplomata, que receberá uma carta de apoio ao fugitivo americano. O movimento pedia um encontro com o chanceler brasileiro, Antonio Patriota, porém o ministro tem viagem marcada para hoje.
“Na carta, cobramos uma posição mais enérgica contra a espionagem dos EUA no Brasil e pedimos que o governo conceda asilo a Snowden. Ele é um defensor das liberdades e está em uma situação degradante preso no aeroporto de Moscou. O governo brasileiro tem toda a legitimidade para tomar essa decisão”, afirmou Rodolfo Mohr, líder do Juntos em Brasília.
São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre, Belém, entre outras cidades também organizam manifestações. Os locais de encontro e horários foram divulgados no Facebook. Segundo Mohr, as ações pelo asilo a Snowden não vão cessar após essa quinta-feira. O grupo tem outros eventos programados, mas que só serão divulgados depois de uma análise da repercussão dos atos de hoje.
O grupo pede que usuários troquem suas fotos de perfil por uma imagem do ex-técnico da CIA, divulguem a hashtag #SnowdenDay e coloquem “Snowden” em seu sobrenome. De acordo com Mohr, o movimento recebe o apoio do WikiLeaks, que divulgou o último ato do grupo em frente ao Itamaraty.
Black Bloc São Paulo
O movimento Black Bloc São Paulo anunciou em sua página do Facebook apoio ao #SnowdenDay, chamando manifestantes para comparecer ao ato na capital paulista, em frente ao Gabinete da Presidência da República.
Leia também:






