Ativistas distribuem 150 mil exemplares falsos de jornal alemão

Ativistas distribuem 150 mil exemplares falsos de jornal alemão

Atualizado em 24/03/2009 às 10:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Reprodução
Jornal Die Zeit original
O grupo ativista alemão Associação pela Tributação das Transações Financeiras para Ajuda aos Cidadãos ( ATTAC) distribuiu, no último fim de semana, uma edição falsa do jornal Die Zeit . Na ação, mais de 150 mil cópias do periódico alemão foram entregues em diversas cidades do país. Na edição criada pela ATTAC, grupo contrário ao neoliberalismo e à globalização, o conteúdo editorial falava sobre o fim do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que engloba os países mais ricos do mundo.

"Não estamos nada satisfeitos por ver a imagem do Die Zeit utilizada sem a nossa autorização", disse o diretor do jornal, Silvi Runde. O semanário alemão, porém, não pretende processar o grupo pela iniciativa.

A edição falsa do Die Zeit , datada de 10 de maio de 2010, trazia como manchete o título "No fim do túnel" e apresentava os prognósticos desejados pelo grupo para os próximos dez meses. No conteúdo editorial, matérias sobre o fim da Otan, o rompimento do capitalismo neoliberal e a nacionalização dos bancos recheavam as páginas do periódico.

Segundo a ATTAC, a publicação do falso jornal custou cerca de 15 mil euros e foi paga integralmente por doadores da Associação. A informação é da agência Reuters.

Leia Mais

-

-