Ataques de autoridades contra jornalistas é tema de carta da CPJ ao presidente do México

Ataques de autoridades contra jornalistas é tema de carta da CPJ ao presidente do México

Atualizado em 09/06/2010 às 16:06, por Redação Portal IMPRENSA.

O Comitê para a Proteção de Jornalistas (CPJ) enviou um comunicado ao presidente do México, Felipe Calderón, manifestando preocupação com os ataques e abusos cometidos por autoridades contra profissionais de imprensa responsáveis pela cobertura da área de segurança no país, informou a DPA.

Na carta, a organização pontua que contabiliza, desde dezembro de 2006, um número crescente de infrações praticadas por forças federais. O monitoramento teve início quando Calderón mobilizou forças para combater o crime organizado.

O CPJ sublinha várias ameaças de prisão e tentativas de confisco de equipamentos de fotógrafos que atuavam na cobertura de operações policiais ou do exército. Especificamente, a carta detalha ao presidente mexicano um caso de agressão direta contra um repórter do jornal La Voz de Michoacán.

"As forças federais devem reconhecer que os meios de comunicação têm um trabalho a realizar e devem manter os cidadãos informados sobre temas de interesse público", diz a carta, segundo informa o Knight Center for Journalism in the Americas.

Leia mais