Associated Press usará computadores para escrever notícias esportivas

A Associated Press, uma das maiores agências de notícias do mundo, fechou um acordo para desenvolver um programa que permitirá quematérias esportivas sejam escritas por computadores, sem a necessidade de um jornalista estar envolvido.

Atualizado em 17/03/2015 às 18:03, por Redação Portal IMPRENSA.

maiores agências de notícias do mundo, fechou um acordo para desenvolver um programa que permitirá que matérias esportivas sejam escritas por computadores, sem a necessidade de um jornalista estar envolvido.

Crédito:Divulgação Agência aposta em cobertura de ligas menores por robôs
Segundo o Estadão , o acordo foi fechado na semana passada com a Automated Insights e, de início, cobrirá os eventos da NCAA, entidade norte-americana responsável por todos os esportes universitário do país. Em comunicado, a agência afirmou que a intenção do projeto é cobrir divisões esportivas que tenham menor visibilidade.

Para a elaboração das matérias, o sistema de computadores utilizará dados fornecidos instantaneamente pelas associações, como passes, gols, faltas, cartões e substituições.
‘’Nosso objetivo é ter matérias geradas ao vivo quando um jogo termina’’, declarou Lou Ferrara, editor-gerente da Associates Press.

Para Barry Bedlan, representante de esportes da AP, o novo projeto trará visibilidade e cobertura a esportes universitários pouco divulgados. ‘’Essa nova parceria vai cobrir mais esportes universitários que possam ser de interesse de nossa audiência. Isso vai significar milhares de histórias extras na agência. Cada cidade com algum tipo de esporte universitário passará a ser coberta’’.

A NCAA também se manifestou sobre a novidade. De acordo com David Worlock, diretor de estatísticas da organização, o plano para o futuro será incrementar a produção de dados para a AP. ‘’Isso vai resultar numa maior exposição para times e atletas de todas as divisões. Vamos aumentar a frequência pela qual atualizamos nossos dados’’.