Associated Press critica falta de transparência do governo dos Estados Unidos

Agência de notícias listou oito maneiras como a administração de Obama bloqueia o acesso da imprensa à informações públicas.

Atualizado em 23/09/2014 às 15:09, por Redação Portal IMPRENSA.

Durante um encontro realizado entre editores de notícias nos EUA, Sally Buzbee, chefe da sucursal da agência Associated Press em Washington, criticou o governo de Barack Obama. Segundo a jornalista, a atual administração dificulta o acesso à informações públicas e prejudica o trabalho da imprensa.


Crédito:Reprodução Chefe de sucursal da AP acusa governo americano de prejudicar a imprensa
AP publicou em seguida uma de oito fatores que comprovam a falta de transparência nos governos federais e estaduais dos EUA. Informações sobre ações militares no Oriente Médio, encontros de Obama com líderes internacionais e julgamentos de prisioneiros de guerra estão entre os itens mantidos em segredo, segundo a agência.
Além disso, a agência de notícias afirma que o governo intimida possíveis fontes ou denunciantes, além de distorcer o Freedom of Information Act (FOIA, na sigla em inglês), lei que garante ao público e à imprensa acesso a informações do Estado.
Em resposta, a assessoria de comunicação da Casa Branca disse apenas que a atual administração lutou mais do que as anteriores pelo direito à liberdade de imprensa.