Associação Repórteres sem Fronteiras faz 20 anos
Associação Repórteres sem Fronteiras faz 20 anos
Atualizado em 08/06/2005 às 12:06, por
Redação Portal Imprensa.
Criada em junho de 1995, a associação Repórteres sem Fronteiras (RSF), situada na França, completa hoje 20 anos. No início, a associação tratava sobre problemas do Terceiro Mundo. Em seguida, passou a ser uma ONG, que atua na defesa da liberdade de imprensa.
RSF
Em 1989, foi divulgado o primeiro Relatório Anual sobre a Liberdade de Imprensa no Mundo. Os membros da RSF adotaram um lema: Não existe liberdade sem liberdade de imprensa.
Além de 23 empregados na secretaria internacional, com sede em Paris, a RSF tem nove departamentos nacionais (Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, Espanha, França, Itália, Suécia e Suíça). A organização conta ainda com escritórios em Nova York, Washington, Tóquio, Moscou, Bangcoc e Abidjan.
As fontes de informação da RSF são agências de notícias, a imprensa em geral, e também seus correspondentes (130 no total) e outras associações de defesa da liberdade de imprensa. Em 2004, seu orçamento foi de 3,2 milhões de euros.
No total, 63% de seus recursos provêm da venda de revistas, fotos e vendas em leilões; 13% de doações; e 17% de dinheiro público, principalmente de governos democráticos (França, Noruega, Suíça, Estados Unidos e Alemanha) e da Comissão Européia. O restante vem de outras contribuições.
Fonte: Folha Online






