Associação portuguesa cria rádio e TV para portugueses no exterior
Associação portuguesa cria rádio e TV para portugueses no exterior
Nesta terça-feira (23), o secretário-geral da Associação dos Portugueses no Estrangeiro (APE), Gabriel Fernandes, anunciou que será lançada, em outubro, uma rádio e um canal online de televisão com programas dirigidos especificamente aos emigrantes portugueses, informou a agência de notícias Lusa.
"A rádio e a televisão vão ser lançadas no próximo dia 14 e transmitirão todo o plenário do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), que vai ocorrer em Lisboa em 15, 16 e 17 de outubro", disse Gabriel Fernandes.
Segundo o secretário esta é "uma idéia antiga" da associação, que pretende, com a iniciativa, "dar mais visibilidade ao CCP", o órgão de consulta do Governo em matéria de emigração.
"Mais de 90% dos portugueses no estrangeiro não sabem o que é o Conselho das Comunidades", ressaltou Fernandes.
Com os estúdios montados no mesmo edifício da sede da APE, a rádio e a televisão virtual transmitirão programas de informação e debates de temas que interessam aos portugueses no exterior. O conteúdo também poderá ser acessado através do da Associação.
A rádio, que já está em fase experimental, terá ainda parcerias com rádios locais e, num primeiro momento, contará com 12 horas diárias de transmissão.
"Vamos estar em sintonia com a Europa, os Estados Unidos, o Brasil e África. Mas temos de analisar o problema da Austrália para ver que programas vamos transmitir de noite", explicou o secretário.
Criada em janeiro de 2007, a APE é uma associação de defesa dos direitos dos trabalhadores portugueses no exterior, com sede em Portugal.
Leia mais






