Associação Nacional de Jornais promove debate sobre liberdade de expressão
Associação Nacional de Jornais promove debate sobre liberdade de expressão
Com intuito de debater a liberdade de expressão e o futuro do jornalismo no Brasil, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) promove na próxima terça-feira (18), em Brasília, um encontro que faz parte da celebração dos trinta anos da entidade, comemorados nesta segunda-feira (17).
A liminar concedida pelo desembargador Dácio Vieira, que proibiu o jornal O Estado de S. Paulo de publicar informações sobre a Operação Boi Barrica é um dos principais temas em pauta no encontro. Há três semanas, Vieira, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal determinou que o diário não poderia produzir matérias acerca das investigações envolvendo o filho do presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP), o empresário Fernando.
A derrubada da Lei de Imprensa, bem como a extinção da obrigatoriedade do diploma para exercício do jornalismo, também será debatido.
Diretamente do jornal Washington Times , o repórter Iason Athanasiadis-Fowden, preso por vinte dias durante os protestos no Irã após a reeleição de Mahmud Ahmadinejad, testemunhará sobre o cerceamento à liberdade de expressão no país, segundo informa o Estadão.
O evento conta, ainda, com a presença de Daniel Piza, colunista do Estadão ; o ombudsman da Folha de S. Paulo , Carlos Eduardo Lins da Silva; o diretor-geral de Produto do Grupo RBS, Marcelo Rech; e os colunistas de O Globo Merval Pereira e do Correio Braziliense Alon Feuerwerker.
Antes da abertura dos debates, o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) receberá o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa. A homenagem ocorre, sobretudo, por Teixeira ter sido o autor da ação no Supremo Tribunal Federal (STF) que resultou no fim da Lei de Imprensa.
Leia mais






