Associação Mundial de Jornais pede ao COI cumprimento da liberdade de imprensa na China
Associação Mundial de Jornais pede ao COI cumprimento da liberdade de imprensa na China
A Associação Mundial de Jornais (WAN) pediu nesta segunda-feira (31) ao presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, que exija às autoridades chinesas o cumprimento de "seu compromisso olímpico" de respeitar a liberdade de imprensa.
Em carta aberta a Rogge, a WAN e o Fórum Mundial de Editores lamentaram a intensificação nos últimos meses da "repressão do Governo chinês contra jornalistas e aqueles que tentam exercer seu direito à liberdade de expressão".
O presidente do COI, que se reunirá em Pequim com membros do Comitê Olímpico chinês na próxima semana, foi cobrado para solicitar que o país outorgue à imprensa estrangeira "completa liberdade para informar, por ocasião dos Jogos Olímpicos na China".
A WAN pede também a Rogge que a "diplomacia silenciosa" que, segundo as associações, ele diz exercer em relação à China, seja alterada notória e publicamente caso o Governo não liberte "imediatamente todos os detidos por exercer seu direito à liberdade de expressão".
Presidentes de 12 importantes patrocinadores do COI também receberam carta da associação de jornais, pedindo que "expressem forte oposição moral à repressão aos direitos humanos básicos na China e, em particular, à violação diária de todos os standards aceitáveis de liberdade de expressão".
Com informações da EFE
Leia mais






