Associação Mundial de Jornais anuncia crescimento de 1,3% no setor em 2008

Associação Mundial de Jornais anuncia crescimento de 1,3% no setor em 2008

Atualizado em 27/05/2009 às 17:05, por Redação Portal IMPRENSA.

Gavin O'Reilly, presidente da Associação Mundial de Jornais (WAN), informou nesta quarta-feira (27) que a venda mundial de publicações diárias cresceu 1,3% em 2008. Intitulado "Tendências da imprensa mundial", o artigo da entidade afirma que os números contradizem as análises "simplistas e falazes" dos que preveem a morte dos jornais.

Segundo o estudo, foram quase 540 milhões de vendas por dia; o aumento de vendas ocorreu principalmente nos países em desenvolvimento, enquanto nos países desenvolvidos a leitura de diários digitais supera de jornais impressos.

Prever a morte dos periódicos "parece ter se transformado em um novo esporte", declarou O'Reilly. Para ele, o jornal continua sendo um meio de comunicação global muito importante, pois alcança em média um terço da população mundial. Quase dois bilhões de pessoas leem jornais pagos diariamente, e o público adulto que lê os periódicos é 41% maior que o de internet, informou a agência de notícias Efe.

Se fosse levada em conta a circulação de jornais gratuitos, o aumento passaria de 1,3% para 1,62%. Apesar de reconhecer o "impacto indubitável" da crise no mercado de jornais, O'Reilly disse que não foi pior que o que afetou outros setores.

Leia mais