Associação de jornalistas lança guia de redes sociais

Associação de jornalistas lança guia de redes sociais

Atualizado em 13/05/2011 às 17:05, por Redação Portal IMPRENSA.

A ASNE (America Society of News Editors, ou sociedade norte-americana de editores de notícias, em tradução livre do inglês) publicou um guia para melhores práticas na relação entre as redações e o universo de mídias sociais digitais.
Na perspectiva dos executivos da ASNE, tal manual se faz necessário a partir da hora em que as redes sociais se tornam importantes fontes de informações jornalísticas.
"Se, por um lado, criar regras rígidas que monitorem o uso das redes sociais, contrariando a essência desse ambiente, é uma ideia controversa, liberar o acesso às mídias sociais sem qualquer tipo de monitoração pode expor a organização a situações de vulnerabilidade e comprometer a produção de notícias sem perder do horizonte a seriedade do negócio", informa o texto no .
Entre as regras sugeridas pela ASNE estão:
1. A manutenção da ética tradicional, inclusive no ambiente digital; 2. Conscientizar os profissionais de que tudo que publicarem será transportado para as rede sociais; 3. Que o engajamento com os leitores deve ser pautado pelo profissionalismo; 4. O lugar de publicação de notícias quentes é o site, não o Twitter. 5. Estar consciente da pluralidade de opiniões na Internet; 6. Investigar toda e qualquer informação obtida nesses ambientes; 7. Sempre identificar-se como jornalista; 8. Lembrar que as redes sociais são ferramentas de trabalho, não brinquedos; 9. Ser transparente e admitir prontamente qualquer erro online; 10.Preservar os assuntos internos, sem divulgá-los.
O manual completo pode ser baixado em formato PDF no site da .
Os executivos que participaram da redação do manual vieram de vários veículos dos EUA, entre eles, do Denver Post, do Los ANgeles Times e da agência de notícias Reuters, entre outros.
Leia mais: