Assessor parlamentar, jornalista é agredido por vereadores na Câmara de Porto Alegre

Assessor do vereador da capital gaúcha Jonas Reis (PT), o jornalista Luis Henrique Silveira foi agredido anteontem, durante sessão plenária da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, pelos vereadores Idenir Cecchim (MDB) e Comandante Nádia (PP).

Atualizado em 11/10/2023 às 13:10, por Redação Portal IMPRENSA.


Luis é negro, tem 60 anos e estava fazendo imagens no plenário quando o incidente ocorreu. Além de ouvir insultos e intimidações, ele levou tapas nas mãos desferidos pelos dois vereadores. Registrado em diversos vídeos, o ataque visava impedir que Luís registrasse imagens dos agressores e da sessão plenária. Crédito: Reprodução Instagram Vídeo postado no Instagram pelo SindjoRS flagra momento em que vereador Idenir Cecchin dá tapa em jornalista
"Eles não me agrediram apenas por eu ser jornalista, me agrediram por eu ser um jornalista negro que não cumpriu uma ordem", disse o assessor.
Acompanhado de Lúcio Costa, diretor da Associação de Juristas Pela Democracia (AJURD), Bete Charão, diretora do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e Pedro Dreher, representante do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindjoRS), o jornalista registrou ontem, na delegacia de combate à intolerância, um boletim de ocorrência contra os parlamentares.
Em nota, o SindjoRS e a Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) repudiaram o ataque e prestaram solidariedade ao profissional. Segundo as entidades, o ataque tinha o objetivo de impedir o exercício profissional do jornalista.