Assessor de Lula nega que exista intimidação à imprensa na Venezuela

Assessor de Lula nega que exista intimidação à imprensa na Venezuela

Atualizado em 05/08/2009 às 08:08, por Redação Portal IMPRENSA.

Na última terça-feira (4), o assessor especial do presidente Lula para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, negou que exista um clima de ameaça à liberdade de imprensa na Venezuela. Na ocasião, ele também fez desdém às criticas das ações do presidente Hugo Chávez contra veículos de comunicação venezuelanos.

Segundo informou o jornal O Globo , Garcia reagiu com ironia ao ser perguntando se a liberdade de imprensa tinha acabado na Venezuela. O assessor de Lula passou os últimos dois dias no país vizinho e se encontrou com Chávez na última segunda-feira (3).

Agência Brasil
Marco Aurélio Garcia
"Se acabou, deve ter sido depois que eu saí. O que eu ouvi em programas de TV sendo dito sobre o presidente da Venezuela não está no gibi, como se dizia antigamente. Então eu não seria categórico a esse respeito", disse Garcia.

No último fim de semana, o presidente Hugo Chávez decidiu fechar 34 emissoras de rádio no país. De acordo com o ministro de Obras venezuelano, Diosdado Cabello, as retiradas de concessões foram embasadas por questões técnicas, e não políticas.

Questionado sobre a perda de outorgas no país vizinho, Garcia preferiu não se manifestar. "Eu desconheço os aspectos jurídicos, as iniciativas que foram tomadas. Seria precipitado da minha parte, sem o conhecimento da lei de concessões, que é diferente em cada país, emitir uma opinião sobre isso", desconversou.

Leia Mais

-

-