Assembleia do RS derruba veto de Yeda Crusius à exigência do diploma em Jornalismo

Assembleia do RS derruba veto de Yeda Crusius à exigência do diploma em Jornalismo

Atualizado em 18/05/2010 às 18:05, por Redação Portal IMPRENSA.

Agência Brasil
Yeda Crusius (PSDB)

Nesta terça-feira (18), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul derrubou o veto da governadora Yeda Crusius (PSDB) ao Projeto de Lei (PL) que determina a obrigatoriedade do diploma em Jornalismo para o exercício da profissão nos poderes públicos do estado.

O veto de Yeda ao PL 236/2009, de autoria do deputado Sandro Boka (PMDB), foi derrubado por 35 votos, contra três favoráveis à manutenção.

Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Grande do Sul, José Nunes, a decisão é "uma vitória histórica que mostra a disposição de luta" dos profissionais de imprensa.

Já para Celso Schroder, vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), a Assembleia gaúcha deve servir de exemplo para outras Casas do país. "Várias Assembleias e Câmaras Municipais apreciam projetos semelhantes e, com certeza, essa decisão vai apoiar a aprovação dessas matérias",observou.

Schorder sublinhou que, após a fase de aprovação de projetos nas instâncias estaduais, a categoria deve concentrar esforços para pressionar pela aprovação da exigência do diploma no serviço público federal. As informações são da Fenaj.

Leia mais