Assembleia do RS derruba veto de Yeda Crusius à exigência do diploma em Jornalismo
Assembleia do RS derruba veto de Yeda Crusius à exigência do diploma em Jornalismo
| Agência Brasil |
| Yeda Crusius (PSDB) |
Nesta terça-feira (18), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul derrubou o veto da governadora Yeda Crusius (PSDB) ao Projeto de Lei (PL) que determina a obrigatoriedade do diploma em Jornalismo para o exercício da profissão nos poderes públicos do estado.
O veto de Yeda ao PL 236/2009, de autoria do deputado Sandro Boka (PMDB), foi derrubado por 35 votos, contra três favoráveis à manutenção.
Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Grande do Sul, José Nunes, a decisão é "uma vitória histórica que mostra a disposição de luta" dos profissionais de imprensa.
Já para Celso Schroder, vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), a Assembleia gaúcha deve servir de exemplo para outras Casas do país. "Várias Assembleias e Câmaras Municipais apreciam projetos semelhantes e, com certeza, essa decisão vai apoiar a aprovação dessas matérias",observou.
Schorder sublinhou que, após a fase de aprovação de projetos nas instâncias estaduais, a categoria deve concentrar esforços para pressionar pela aprovação da exigência do diploma no serviço público federal. As informações são da Fenaj.
Leia mais






