Assassino de Tim Lopes é indiciado por tentativa de invasão de morro no RJ
Assassino de Tim Lopes é indiciado por tentativa de invasão de morro no RJ
A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou que Elizeu Ferreira de Souza, conhecido como Zeu, e outras 24 pessoas foram indiciadas em um inquérito que investiga a invasão ao Morro dos Macacos, em outubro de 2009. Zeu foi condenado pela morte do jornalista Tim Lopes, em 2002, e está foragido há três anos.
| Divulgação | |
| Tim Lopes |
Os 24 suspeitos são apontados pelas autoridades como integrantes do tráfico de drogas do Complexo do Alemão e Penha. O Ministério Público do Rio confirmou o recebimento das denúncias, encaminhadas após investigação do 25º Distrito Policial de Engenho Novo.
Segundo o portal Terra, em outubro do ano passado, traficantes do Morro São João tentaram invadir o Morro dos Macacos para tomar posse de pontos de venda de drogas no local. Houve intenso tiroteio e um helicóptero da Polícia Militar foi derrubado, causando a morte de três policiais.
Pelos menos 25 pessoas morreram nos confrontos, e oito ônibus foram queimados. Sete acusados de terem tentado invadir o morro foram presos e transferidos para prisões federais de segurança máxima.
Zeu foi sentenciado a 23 anos de prisão pelo assassinato de Lopes. Chegou a cumprir cinco anos, mas recebeu o benefício do regime semiaberto e fugiu. O jornalista foi morto na Vila Cruzeiro, quando produzia uma série de reportagens sobre o tráfico de drogas em bailes funk do local.
No início de agosto, o "Fantástico", da Rede Globo, exibiu uma matéria em que o foragido aparecia vendendo drogas e exibindo armas no Morro do Alemão. O Disque-Denúncia, na época, havia aumentado a recompensa por informações para a captura de Zeu, que passou de R$ 2 mil para R$ 10 mil.
Leia mais
-
-






