Às vésperas das eleições, RTVE "convida" funcionários para jurar bandeira

A TV pública espanhola — RTVE — convidou seus funcionários por meio de um comunicado na manhã da última quarta-feira (23/9) para asolenidade de juramento à bandeira da Espanha na base militar Capitán Sevillano, localizado junto ao estúdio do canal de Prado del Rey, no município Pozuelo de Alarcón, em Madrid.

Atualizado em 24/09/2015 às 13:09, por Redação Portal IMPRENSA.

"convida" funcionários para jurar bandeira A TV pública espanhola — — convidou seus funcionários por meio de um comunicado na manhã da última quarta-feira (23/9) para a solenidade de juramento à bandeira da Espanha na base militar Capitán Sevillano, localizado junto ao estúdio do canal de Prado del Rey, no município Pozuelo de Alarcón, em Madrid.
Crédito:Reprodução Funcionários se sentiram consternados com o "convite" da emissora
De acordo com o El País , a cúpula da emissora disse que esta é uma forma de exercer "o direito de expressar e honrar o compromisso com a defesa da Espanha". Representantes sindicais afirmam que os funcionários estão "consternados" com a decisão "incompreensível" da direção ao convidá-los para a cerimônia apenas a quatro dias das eleições do parlamento da Catalunha.
Esta é a primeira vez que a emissora propõe o juramento da bandeira na história do estúdio em Prado del Rey, fundado em 1964. A campanha eleitoral regional no país é chave para tentar alcançar uma maioria parlamentar que permita a separação da Espanha.
O chefe executivo catalão, o separatista Artur Mas, convocou eleições regionais antecipadas para o próximo domingo (27/9), que apresenta como um plebiscito sobre a secessão.