As 50 empresas mais sustentáveis segundo a mídia

As 50 empresas mais sustentáveis segundo a mídia

Atualizado em 08/05/2008 às 20:05, por Da Redação* Revista IMPRENSA.

A palavra que reinventou o mundo

IMPRENSA publica pesquisa exclusiva e inédita que avalia a cobertura do noticiário especializado em jornalismo econômico e financeiro e revela as 50 empresas mais positivamente citadas em 2007. Em comum, as companhias têm a visão estratégica de que lucro e investimento socioambiental podem ser compatíveis e que esses valores precisam ser compartilhados com a sociedade.

No final do século XIX, o pensador norte-americano Charles Sanders Peirce escreveu uma carta à amiga Victória Welby. Nela, Peirce fazia uma análise do último livro de Lady Welby, "O Que é a Significação?", e afirmava que "ninguém pode saber o poder que uma palavra ou frase tem para mudar a face do mundo". Sustentabilidade tem sido a palavra que mudou a face do mundo - ao menos e por enquanto do mundo corporativo. As empresas não são mais as mesmas, nem o capitalismo, nem a relação que as companhias estabelecem com a sociedade. Ser sustentável é, acima de tudo, garantir a própria sobrevivência.

A comunicação empresarial aderiu à causa e é, na atualidade, o mais importante porta-voz dos princípios que fundamentam as novas práticas corporativas. Não basta apenas ser sustentável. É preciso comunicar uma imagem de empreendimento sustentável de modo a marcar o diferencial no competitivo mercado de nossos dias. Tanto empresas como jornalistas têm a missão de tornar pública a pauta "sustentabilidade" e fazer crer que valores como cuidado ambiental, transparência e governança corporativa, relações com a comunidade, fornecedores e clientes podem, de fato, mudar a face do mundo.

Nenhuma ação, contudo, é suficiente em si mesma. Na rede sustentável, as companhias dependem de como a sociedade as enxerga. Por isso, IMPRENSA publica, nesta edição, o ranking com as 50 empresas mais positivamente citadas nas revistas Época Negócios, Exame, IstoÉ Dinheiro e AméricaEconomia em todo o ano de 2007. A escolha dos veículos não foi aleatória. Pelo seu grau de especialização, por serem multiplicadores de projetos e ações diante dos formadores de opinião e tratarem do tema com mais rigor, eles representam, no universo de possibilidades, o filtro dos projetos realmente notáveis. Além da lista geral - derivada do espaço dedicado a elas e da ponderação da publicação (veja box) - apresentamos, também, os perfis das 10 empresas mais bem posicionadas na classificação.

A imagem das companhias, hoje, depende do quão sustentáveis elas são e, sobretudo, de como elas comunicam essa sustentabilidade aos seu público interno ou externo. Quanto mais eficientes forem suas estratégicas de relacionamento público, mais elas serão reconhecidas como empresas positivas. A pesquisa da IMPRENSA e Mídia B revela que essa projeção pública independe até mesmo da robustez ou do faturamento das empresas. De companhias com mais de um século a novas empresas, de grandes e ambiciosos projetos ao simples reposicionamento dos procedimentos da linha de produção, de idéias básicas a metas complexas - todas as empresas têm em comum a visão estratégica de que lucro e responsabilidade socioambiental não são mais conceitos incompatíveis. Nas próximas páginas, conheça os projetos com maior reconhecimento pelos veículos especializados e a maneira como as corporações se relacionam com os jornalistas, as comunidades e o público.

Faça o download integral da pesquisa em