Artigo 19 lança relatório sobre acesso à informação no combate ao tráfico de pessoas

A ONG Artigo 19 lançou na última quinta-feira (30/7) o relatório "Acesso à informação de Tráfico de Pessoas: considerações sobre a Metodologia Integrada de Coleta e Análise de Dados de Informação", que aborda e analisa o acesso da população à informação sobre as políticas de combate ao tráfico de pessoas.

Atualizado em 03/08/2015 às 14:08, por Redação Portal IMPRENSA.

na última quinta-feira (30/7) o "Acesso à informação de Tráfico de Pessoas: considerações sobre a Metodologia Integrada de Coleta e Análise de Dados de Informação", que aborda e analisa o acesso da população à informação sobre as políticas de combate ao tráfico de pessoas.

Crédito:Reprodução Documento mostra falhas do Estado em combater o tráfico de pessoas
O se baseou em pesquisas acerca do acesso à Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e o 1° e 2° Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O relatório faz um comparativo entre órgãos responsáveis pela produção e divulgação de dados sobre o combate ao tráfico de pessoas no Brasil.

Entre algumas conclusões, o relatório apontou falhas no processo de divulgação das informações por parte do Estado, além de um escasso acesso da sociedade civil à Lei de Acesso à Informação.

"É necessário uma política de acesso à informação que vá além das formalidades e realmente chegue até as organizações e pesquisadores que trabalham com o tema. As principais falhas que verificamos são a ausência de um cronograma e de uma descrição das etapas de aplicação da Metodologia Integrada", comentou a supervisora do relatório, Joara Marchezini.