Arquivo Público do Estado de SP disponibiliza na internet acervo sobre imprensa brasileira

Arquivo Público do Estado de SP disponibiliza na internet acervo sobre imprensa brasileira

Atualizado em 02/02/2010 às 15:02, por Redação Portal IMPRENSA.

O novo site do Arquivo Público do Estado de São Paulo acaba de disponibilizar, na seção Memória da Imprensa, um acervo com documentos de mais de 200 anos de história da imprensa no Brasil.

Divulgação
Carlos Prado Bacellar

Na , é possível acompanhar a trajetória da imprensa paulista e brasileira por meio de uma seleção de periódicos do acervo da instituição, datados entre 1854 e 1981. São 14 títulos de jornais e revistas de época.

O Memória da Imprensa é constituído por micro coleções de documentos do acervo da instituição que foram digitalizados e disponibilizados na internet, acompanhados por narrativas que situam cada periódico no contexto histórico nacional. A seleção dos jornais e revistas revela as facetas variadas do jornalismo brasileiro em momentos distintos da nossa história.

Segundo Carlos de Almeida Prado Bacellar, coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo, "os pesquisadores poderão acessar desde publicações que marcaram época, como a revista A Cigarra (1914-1975) e o jornal Última Hora (1951-1971), até títulos menos conhecidos, como o jornal sindical Notícias Gráficas (1945-1964) e o anarquista La Barricata (1912-1913)".

Com uma página que remete à diagramação de um jornal, as coleções mais completas e consultadas pelo público ganharam destaque especial e compõem as "manchetes" deste site. Também é possível fazer download de algumas capas para utilizar como papel de parede. O site será atualizado periodicamente, com a inclusão de mais títulos e outros exemplares dos periódicos atualmente disponíveis.

O diretor do Departamento de Preservação e Difusão do Acervo do Arquivo Público do Estado, Lauro Ávila Pereira, explica o sentido da página dentro do novo site da instituição: "Jornais e revistas complementam e dialogam com a documentação oficial preservada pelo Arquivo, inclusive precisando data e sequência dos acontecimentos históricos. Esta página tem como objetivo divulgar a nossa hemeroteca, que é uma das maiores do estado, e corresponde a uma parte importante da memória pública que preservamos aqui".

Leia mais