Arquivo Público de SP esclarece recolhimento da documentação do DEOPS em Santos

Arquivo Público de SP esclarece recolhimento da documentação do DEOPS em Santos

Atualizado em 05/03/2010 às 17:03, por Redação Portal IMPRENSA.

O Arquivo Público do Estado de São Paulo divulgou um comuinicado, nesta sexta-feira (05), explicando o recolhimento de arquivos pertencentes ao extinto Departamento Estadual de Ordem Política e Social (DEOPS), encontrados em uma delegacia em Santos (SP), no dia 26 de fevereiro.

Apesar desses arquivos terem a existência desconhecida, a Lei 8.159, que trata da guarda de documentos produzidos pelo poder público, determina que todos documentos do DEOPS paulista fiquem sob a guarda do Arquivo Público. Na delegacia de Santos, foram encontradas cerca de 300 pastas e 300 caixas-arquivo do DEOPS.

No próprio dia 26, foi também realizada uma reunião na sede da Procuradoria da República no Município de Santos, entre o procurador da República, Felipe Jow Namba; o delegado-chefe da Polícia Civil de Santos, Waldomiro Bueno Filho; representantes da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil; e representantes do Arquivo Público - o diretor do Departamento de Preservação e Difusão do Acervo, Lauro Ávila Pereira; o diretor do Centro de Preservação, Marcelo Lopes; e a diretora de Núcleo responsável pelo Fundo DEOPS do Centro de Acervo Permanente, Rafaela Leuchtenberger. Nesta reunião, ficou firmado que o Arquivo Público retiraria a documentação do DEOPS do Palácio da Polícia, tornando-se fiel depositário e responsabilizando-se por sua guarda e preservação.

Na nota, o Arquivo Público afirmou que "tem plena consciência da importância histórica, jurídica e política do material recolhido em Santos. Ao reafirmar seu compromisso com a guarda, preservação e difusão destes arquivos, num trabalho conjunto com a sociedade, a instituição comprova que acumulou, nas últimas décadas, corpo técnico e condições logísticas para fazer frente a este desafio, preservando uma importante parte da memória pública paulista para as futuras gerações".

Leia mais