Argentina determina cota para a entrada de televisores brasileiros no país
Argentina determina cota para a entrada de televisores brasileiros no país
Televisores fabricados na Zona Franca de Manaus, norte do Brasil, continuarão a ser alvo de medidas protecionistas da Argentina. De acordo com boletim divulgado no Diário Oficial portenho, na última segunda-feira (31/12), os aparelhos de TV provenientes de Manaus serão submetidos a uma cota para o ingresso no país vizinho que, segundo os empresários argentinos, precisa recuperar a sua capacidade de produção.
Entretanto, a presidente Cristina Fernández Kirchner deu um sinal de que as medidas serão mais breves do que nos anos anteriores. A salvaguarda de 2007, por exemplo, vigorou 12 meses e, desta vez, permanecerá somente até setembro. A expectativa é de que esta seja a última prorrogação da medida.
As primeiras restrições aos televisores brasileiros surgiram em 2004, quando o então governo do presidente Néstor Kirchner determinou a aplicação de tarifas alfandegárias para a entrada dos televisores produzidos em Manaus. Em 2005, a restrição adquiriu o formato de uma cota. Esta, a pedido dos empresários argentinos do setor, foi prorrogada a cada ano.
Dessa forma, a cota a ser aplicada é de 175.244 unidades de televidores brasileiros, que poderão entrar na Argentina vindos de Manaus até setembro de 2008.






