Arena Corinthians poderá ter problema de acesso à internet na abertura da Copa

A Copa do Mundo poderá ter seu primeiro grande problema logo na abertura.  As empresas de telefonia alega que terão pouco tempo para instalar e testar os equipamentos necessários para aumentar a capacidade de tráfego de comunicação na Arena Corinthians, em São Paulo, palco da partida que abre o Mundial.

Atualizado em 19/03/2014 às 10:03, por Redação Portal IMPRENSA.

ter seu primeiro grande problema logo na abertura. As empresas de telefonia alega que terão pouco tempo para instalar e testar os equipamentos necessários para aumentar a capacidade de tráfego de comunicação na Arena Corinthians, em São Paulo, palco da partida que abre o Mundial.
Crédito:Divulgação/Secopa Pouco tempo para instalação de equipamento pode gerar o problema
De acordo com a Agência Brasil, as operadoras afirmam que precisam de 120 dias para realizar todo o trabalho de instalação com segurança. Porém, faltam apenas 85 dias para a abertura da Copa do Mundo no estádio do Corinthians.

“É possível que não tenhamos a rede do estádio totalmente preparada para a capacidade total, mas vamos torcer que não, vamos continuar trabalhando”, disse Eduardo Levy, diretor executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil).


Outra cidade-sede que possui o mesmo problema é Curitiba (PR). As instalações de telecomunicações da Arena da Baixada encontram-se na mesma situação. No entanto, o estádio paranaense terá alguns dias a mais que o paulista para se preparar. A abertura do Mundial será no dia 12 de junho, enquanto que o primeiro jogo da Arena da Baixada será no dia 16.
Em cada estádio são cerca de 300 miniantenas instaladas para fortalecer a transmissão de voz e dados. Com a cobertura indoor, que atenderá aos serviços de voz e dados nas tecnologias 2G, 3G e 4G, os torcedores dependerão menos das antenas externas convencionais, que apresentam dificuldade para alcançar os sinais devido às estruturas de concreto dos estádios.

As empresas também investem em rede wi-fi para facilitar o acesso a internet gratuitamente dentro dos estádios. O recurso será livre e sem senhas, basta ativar o wi-fi do smartphone. Para a instalação da cobertura indoor, as prestadoras Claro, Oi, Nextel, TIM e Vivo fizeram uma parceria. Será implantado um projeto único com investimentos e infraestrutura compartilhada.