Apresentadora de TV russa anuncia demissão ao vivo por não concordar com Putin

A apresentadora americana Liz Wahl, do canal Russia Today, pediu demissão ao vivo na última quarta-feira (5/3) por "não poder fazer par

Atualizado em 06/03/2014 às 12:03, por Redação Portal IMPRENSA.

A apresentadora americana Liz Wahl, do canal Russia Today, pediu demissão ao vivo na última quarta-feira (5/3) por "não poder fazer parte de uma televisão financiada pelo governo que branqueia as ações de Putin".
Crédito:Reprodução Apresentadora diz não concordar com medidas de Putin
"Tenho orgulho de ser americana e acredito na divulgação da verdade", disse ela durante o noticiário emitido a partir das instalações da RT em Washington, nos Estados Unidos, informou a Agência O Globo.
A jornalista esclareceu aos telespectadores como os avós fugiram da perseguição soviética durante a revolução húngara. "É por isso que, após este noticiário, eu me demito", anunciou. Mais tarde, o New York Daily News afirmou que a renúncia pública de Liz aconteceu dois dias após a jornalista Abby Martin ter condenado a intervenção militar russa na Ucrânia, também quando estava no ar.
"O que a Rússia fez está errado", disse ela na última segunda-feira (3/3). "A intervenção militar nunca é a resposta, e eu não vou ficar aqui sentada me desculpando ou defendendo a agressão militar", acrescentou ela.
Após a declaração, a RT divulgou, em comunicado, que todos os jornalistas são "livres para expressar as próprias opiniões, e não apenas em privado, mas no ar". O canal assegurou que não haverá nenhuma represália contra Abby e aproveitou para anunciar que a repórter vai ser enviada especial à Crimeia.
"No seu comentário ela também observou que não possui um profundo conhecimento da realidade da situação", disse um porta-voz da RT. "Como tal, vamos enviá-la para a Crimeia para lhe dar uma oportunidade para formar a sua própria opinião a partir do epicentro da história", completou.

Abby, no entanto, negou que irá assumir como correspondente na região.

Assista ao vídeo: