Apresentadora de TV dinamarquesa é condenada por matar peixes em reportagem
Apresentadora de TV dinamarquesa é condenada por matar peixes em reportagem
A apresentadora de TV dinamarquesa Lisbeth Koelster, da emissora pública DR, foi condenada por matar peixes em seu programa. Em 2004, ela mostrou em uma reportagem que a marca de xampu Terva continha produtos tóxicos.
Lisbeth reproduziu uma pesquisa feita por cientistas da Suécia, e despejou pequenas quantidades do xampu em um aquário com treze peixes "barrigudinhos". Após três dias, doze dos treze peixes estavam mortos, informou o jornal The Copenhagen Post. Apesar de conseguir retirar o xampu do mercado, a jornalista foi denunciada por maus-tratos.
Julgada, Lisbeth foi condenada por violação do Ato de Proteção aos Animais. No entanto, ela se livrou da multa de R$ 3,7 mil, pois já se passaram cinco anos desde o incidente. Seu advogado, Tyge Trier, alegou que ela agiu "em defesa do interesse jornalístico", assim como profissionais que entram, por exemplo, com facas em aeroportos para provar a falta de segurança dos terminais.
"Vou entrar com um recurso, pois o programa serviu para destacar uma questão de grande importância social, que são os efeitos nocivos de substâncias autorizadas nos nossos produtos cosméticos", declarou a jornalista.
Leia mais






