Apresentador usa cenário inspirado em cela para criticar presidente da Geórgia
Apresentador usa cenário inspirado em cela para criticar presidente da Geórgia
O apresentador georgiano Giorgi Gachechiladze transformou a imagem de uma cela carcerária em um programa de TV crítico ao presidente do país Mikheil Saakhashvill. A informação é do jornal The New York Times . A atração, denominada "Cela Nº5", é composta por uma mistura de notícias e reality show, transmitido por uma emissora de televisão contrária ao atual governo da Geórgia.
"Isso será um tsunami impossível de deter. Saakhashvill sujou os principais valores georgianos, e o povo nunca se esquecerá disso", disse o apresentador ao comentar sobre a abordagem do programa.
Analistas políticos do país europeu afirmam que Gachechiladze se tornou uma figura importante na oposição ao presidente Saakhashvill, por mostrar a infiltração rápida do político na sociedade georgiana, oito meses após a guerra com a Rússia.
Saakashvll foi eleito presidente após liderar a chamada Revolução das Rosas em 2003, que derrubou o governo vinculado ao estado russo. O político assumiu o poder com promessas de modernização da Geórgia, mas acabou se tornando pauta de críticas da sociedade local.
O nome "Cela Nº 5" surgiu em alusão ao número de identificação do partido de Shakhashvill e ironiza a linha crítica da atração, que associa o país como prisioneiro do atual presidente. No programa, o apresentador culpa o político georgiano pelo crescimento da corrupção e a instauração de conflitos internacionais.
Aliados de Gachechiladze criticam a exibição do programa e classificam o apresentador georgiano como um exibicionista de projeção e fama passageira.
Leia mais






