Apresentador de rádio filipina é assassinado em frente à emissora

Apresentador de rádio filipina é assassinado em frente à emissora

Atualizado em 03/12/2008 às 16:12, por Redação Portal IMPRENSA.

O apresentador Leo Mila, da rádio filipina Natin, foi assassinado a tiros, na última terça-feira (2), em frente à emissora, na cidade de San Roque. Por volta das 19h, uma pessoa não identificada o atacou; alguns colegas do jornalista disseram ter ouvido disparos e, pouco depois, encontraram o corpo de Mila e sua moto.

Alice Cargo, diretora da rádio, afirmou que recentemente o jornalista incentivou um debate sobre irregularidades no recolhimento de dinheiro por pais de alunos de uma escola local. Segundo Carolina Montilla, presidente da sede regional da União Nacional de Jornalistas das Filipinas, Mila havia recebido ameaças por denunciar a corrupção na cidade.

Ele apresentava todas as manhãs um programa em que falava das denúncias dos cidadãos. A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) afirmou que "a repetição de assassinatos de apresentadores de rádio é uma vergonha para as Filipinas. Se nada for feito para frear a atual onda de violência, todos os colegas da vítimas estarão em perigo. É necessário terminar com a impunidade e castigar os culpados", disse a entidade.

Este foi o oitavo jornalista assassinado no país desde o começo do ano. Em 17 de novembro, o apresentador da rádio Natin em Gingoog City, Aristeo Padrigao, foi morto por dois homens em uma moto enquanto levava seu filho à escola.

Leia mais