Apresentador de canal de TV da República Dominicana é assassinado

O jornalista José Augustín Silvestre foi sequestrado e assassinado, na última terça-feira (2), próximo a sua residência na província de La Romana, República Dominicana, informa o site "Gajo", como era conhecido, era apresentador do programa "A Voz da Verdade, da emissora Cana TV, em que constantemente realizava denúncias envolvendo autoridades locais e o narcotráfico.

Atualizado em 03/08/2011 às 10:08, por Redação Portal IMPRENSA.

O apresentador passou um tempo preso, em maio deste ano, acusado de calúnia e difamação. Foi liberado sob fiança, mas segundo a ONG Repórteres Sem fronteiras (RSF), o jornalista sofria intimidações e chegou a mencionar que estava "sendo perseguido".

O corpo do jornalista foi encontrado logo após o seu programa ir ao ar, com ferimentos de bala na cabeça e no abdômen, em um vilarejo próximo a La Romana. Segundo relatos da irmã, Gajo foi sequestrado por quatro pessoas não identificadas e levado em um carro. Testemunhas afirmam que ele reagiu ao ataque, mas foi morto com tiros dentro do veículo.

Esta é a vigésima morte de um profissional de comunicação na América Latina, em 2011. A Sociedade Interamericana de Prensa (SIP) chamou a atenção para a deterioração do exercício da livre imprensa nas Américas. A república Dominicana está em 97° lugar (de 178 países) na lista de liberdade de imprensa da organização RSF.

Leia Mais